ANTÓNIO PASSÃO teve por berço a branca e histórica vila de Alcáçovas, no seu Alentejo.Bem cedo o Fado começou a correr-lhe nas veias. Outros desígnios o levaram para os caminhos do desenho publicitário, depois da sua passagem pelo curso de pintura decorativa da escola António Arroio e da experiência profissional, começando no Diário de Noticias, S.N.I., e diversas agências publicitárias, como a Zeiger, onde trabalhou de perto com Ary dos Santos como criativo publicitário. O Fado, esse, já anteriormente tinha surgido na sua vida desde criança, vindo a gravar o primeiro trabalho por volta dos 19 anos e outros que se seguiram como «Entre o Carmo e a Trindade» e «Observo e amo…», etc.As experiências colhidas noite após noite, na sua casa de Fados, ‘D.Quixote’, durante anos, enriqueceram o seu relacionamento humano e artístico. Foi aí, nesse local de encontro situado entre o Carmo e a Trindade, que muitos fadistas, músicos, poetas e tantos amantes do Fado, lhe legaram maiores responsabilidades como intérprete da verdadeira canção que canta de facto os males e as alegrias do coração e da alma.O seu constante trabalho de pesquisa e divulgação do Fado veio a reflectir-se de quase centena e meia de concertos de Fado e Guitarra Portuguesa realizados em grandes espaços culturais na Alemanha como, universidades, bibliotecas, palácios, centros culturais, etc.,e, nas várias experiências concretizadas em Portugal, designadamente no Fórum Picoas, Instituto Franco-Português, Convento de Xabregas, teatro Maria Matos, etc. Para além de outros países na Europa, também os Estados Unidos somam bastantes espectáculos da sua experiência internacional.A Guitarra Portuguesa, sendo o cordofone com as maiores potencialidades que se conhecem quando tocado por exímios artistas, tem ocupado um lugar de destaque nos seus espectáculos.Em paralelo, no seu atelier de azulejaria continua a desenvolver a outra actividade artística de pintura onde executa retrato, painéis diversos, restauro, etc.Ainda paralelamente, desde há muitos anos que é responsável por espaços radiofónicos em diversas rádios, produzindo actualmente desde há mais de uma dezena de anos a ‘Oficina do Fado’, programa semanal de duas horas na Rádio Voz de Alenquer (93.5 FM ou http://www.radioalenquer.com/). Também, é autor de crónica quinzenal no jornal ‘Nova Verdade’ com o mesmo titulo do programa radiofónico, este já há mais de sete anos.Para ele a Guitarra Portuguesa e o Fado, são mestres, nessa arte natural de cantar a vida, na qual nós somos permanentes ‘aprendizes’.O Fado tem alma, tem coração e também tem «pernas». Ele e a Guitarra Portuguesa andam a carpir saudades suas e sabendo disso, ANTÓNIO PASSÃO, leva-lhe o fado a qualquer espaço que dele necessite.Sim, se o Fado tem coração e também tem pernas, só lhe falta o contacto: 917203422, ou através do e-mail antoniopassao@gmail.com,passao.fado@gmail.com …… e... lá vai o Fado!
www.oficinadofado.blogspot.com e www.myspace.com/antoniopassao
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
domingo, 25 de janeiro de 2009
APRESENTAÇÃO DO LIVRO PELO AUTOR
"OS SENHORES DA GUERRA NÃO GOSTAM DE FADO"
será apresentado por António Passão em todos os espaços e públicos que para tal exista interesse, onde constará do próprio evento também a presença da Guitarra Portuguesa e interpretações de fados cuidadosamente seleccionados para o evento.
Para tal, todos os contactos serão directamente com o próprio, através dos meios disponíveis que constam neste espaço.
será apresentado por António Passão em todos os espaços e públicos que para tal exista interesse, onde constará do próprio evento também a presença da Guitarra Portuguesa e interpretações de fados cuidadosamente seleccionados para o evento.
Para tal, todos os contactos serão directamente com o próprio, através dos meios disponíveis que constam neste espaço.
Subscrever:
Mensagens (Atom)